Como funciona a energia solar? 

1. Painel

A luz do sol atinge um painel solar no telhado. Os painéis convertem a energia em corrente contínua, que flui para um inversor

2. Carregador de Bateria 

Ele protege as baterias de sobrecarga, superaquecimento, e controla a voltagem e fluxo de corrente. 

3. Banco de baterias 

Temos 3 tipos de baterías: chumbo ácido gel, ácido de chumbo e fosfato de ferro de lítio 

4. Inversor 

O inversor converte a eletricidade de DC para AC, que pode usar para alimentar sua casa. 

5. Potência 

A eletricidade solar do seu inversor flui para a sua casa, onde alimenta as luzes e aparelhos. 

6. Medidor

Um medidor líquido regista a energia enviada em comparação com a energia recebida da rede 

Como funciona um painel solar

Dentro de uma célula solar há duas camadas finas de cristal de silício, colocadas umas em cima das outras para fazer uma espécie de sanduíche de silício. A camada superior foi especialmente tratada para que seus átomos sejam instáveis ​​e eles têm um excesso de eletrões que realmente gostariam de se livrar. A camada inferior também foi tratada, mas desta vez os átomos têm alguns espaços vazios que poderiam ter uns electrões para os preencher. Assim, a camada superior está desesperada para perder alguns electrões, a camada inferior está desesperada para ganhar alguns electrões, e os próprios electrões estão ansiosos para passar da camada superior para a parte inferior. Esta configuração coloca tudo em vigor para que a eletricidade seja produzida assim que o painel solar for exposto à luz.

Há uma última peça no quebra-cabeça antes que a eletricidade possa ser usada. A eletricidade gerada pelas células solares fotovoltaicas é DC (corrente contínua). A eletricidade usada em sua casa é AC (corrente alternada). Assim, a corrente do sistema de painéis solares tem que passar por um inversor, para convertê-lo de DC para AC, antes que possa ser bombeado para dentro de sua casa e usado para dar energia aos aparelhos.